EMBAIXADORES DO REI
Embaixadores do Rei ‚ uma organização batista cujas atividades visam os desenvolvimentos físicos, morais e espirituais dos meninos de 9 a 16 anos. É uma organização missionária que procura conduzir os seus membros na participação ativa de Missões. Seu programa abrange: Missões, Mordomia, Evangelização, Recreação e Acampamentos.
Como surgiu a Organização ER?
Em 1908, os batistas do Sul dos Estados Unidos se despertaram para a necessidade de criar nas igrejas um ambiente mais apropriado para meninos de 9 a 16 anos. Sentia-se uma carência de melhor atendimento aos interesses e necessidades específicos dessa faixa etária. Da idéia, originou-se a organização Embaixadores do Rei.
Por Que o Nome Embaixadores do Rei?
Um Embaixador é aquele que representa o seu governo em outro pais. A tarefa do Embaixador é interpretar a atitude do seu povo para com o povo de outras nações. Esta idéia é fundamental na organização Embaixadores do Rei. Um verdadeiro Embaixador do Rei zelará pelos interesses do seu Rei Jesus, aqui na terra, e procurará, por todos os meios, mostrar aos outros o que significa ser cristão.
O nome Embaixadores do Rei (Royal Ambassador), foi inspirado no hino Mensagem Real (The King’s Businers). Foi recomendado e aceito como nome oficial para essa organização em maio de 1908. O nome Embaixadores do Rei é usado em vários países do mundo.
O nome Embaixadores do Rei (Royal Ambassador), foi inspirado no hino Mensagem Real (The King’s Businers). Foi recomendado e aceito como nome oficial para essa organização em maio de 1908. O nome Embaixadores do Rei é usado em vários países do mundo.
Como a Organização ER chegou ao Brasil?
Embaixadores do Rei teve o seu inicio no Brasil em 1948, graças ao pioneirismo do incansável missionário William Alvin Hatton. A organização contou, inicialmente, com o auxilio da União Feminina Missionária Batista do Brasil, passando desde fevereiro de 1950 a ser promovida pela JUERP (Junta de Educação Religiosa e Publicações) da Convenção Batista Brasileira e a partir de 1978 pela UHBB. Deus tem abençoado sobremaneira a organização Embaixadores do Rei, que cresce ano após ano. O progresso deve-se principalmente aos conselheiros de todos esses anos.
O Objetivo da Organização
O objetivo da organização Embaixadores do Rei é desenvolver o caráter cristão dos meninos de tal maneira que se tornem crentes ativos e consagrados, possuídos de um espírito intensamente evangelístico e missionário. Para alcançar o seu objetivo, a organização oferece o seguinte:
Um sistema de postos atraente e prático, que ajuda os meninos a conhecerem mais a Bíblia e a obra missionária; Um programa de atividades próprias para os Embaixadores do Rei como Serviço Real, acampamentos e excursões; Vários tipos de reuniões, numa programação agradável e variada.
O Tema e a Divisa
Da II Epístola de Paulo aos Coríntios, foram extraídos o tema e a divisa da organização Embaixadores do Rei:
Tema: “Somos Embaixadores por Cristo”
Divisa: “De sorte que somos Embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.” II Coríntios 5:20
Divisa: “De sorte que somos Embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.” II Coríntios 5:20
A Insígnia
A insígnia dos ER foi cuidadosamente idealizada para bem representar a organização Embaixadores do Rei e seus objetivos, ou seja:
O escudo simboliza a fé, e lembra ao seu possuidor que ele é um Embaixador por Cristo. A faixa branca com as letras ER, atesta que o Embaixador do Rei é trabalhador, falando de Cristo aos perdidos. A coroa mostra em suas cinco pontas, os cincos ideais dos Embaixadores do Rei: Estudo da Bíblia, Estudo Missionário, Oração, Mordomia e Serviço Real. O ramo de louro simboliza a vitória que deve ser ganha por Cristo e para Cristo. Cada parte da insígnia corresponde a um posto na organização ER: Escudo, Embaixador Arauto; Faixa, Embaixador Escudeiro; Coroa, Embaixador Cavaleiro; Ramo de louro, Embaixador Sênior, Embaixador Máster e Embaixador Emérito. Na insígnia também estão representadas as cores da organização Embaixadores do Rei que e encerram grandes mensagens para a vida do ER:
Azul: Lealdade; A Cristo, o Rei; A sua igreja e ao seu programa; A organização ER e aos seus ideais. Branco: Pureza; Do corpo; Da mente; Da alma, na adoração a Deus e somente a ele. Amarelo: Preciosidade; Cristo é precioso para o Embaixador quando este o aceita como Salvador, Conselheiro e Guia; O Embaixador é precioso para Cristo, quando emprega no trabalho de Deus o melhor de sua capacidade.
O Hino Oficial
O primeiro hino oficial dos Embaixadores do Rei foi “Mensagem Real”. Ele inspirou o nome “Embaixadores do Rei”. Todavia, a música do hino 207 do Cantor Cristão contém algumas notas muito graves e outras demasiadamente agudas, o que o torna impróprio para vozes de adolescentes. Em 1963 foi composta uma nova música para ser cantada com a letra do hino Mensagem Real, o que ajudou bastante. Em 1967 foi composto o hino “Firmando Propósitos”, inspirado no significado das cores da organização Embaixadores do Rei, para ser o hino oficial do Acampamento Nacional dos ER, realizado em Recife. A pedido de alguns líderes, este hino foi, em 1970, oficializado como Hino Oficial dos Embaixadores.
letra de: Edson José Machado
Musica: Antônio Coutinho.
Firmando Propósito.
Sendo embaixador eu quero
Ser leal a Cristo o Rei Conhecer seus mandamentos
Pertencer a sua grei.
A minha organização Eu desejo ser leal
Minha igreja e seu programa
Honrarei até o final.
Meu propósito está firme
Sou embaixador do Rei
O Senhor em quem confio
Dá-me plena paz eu sei.
Sendo embaixador eu quero
Sendo embaixador eu quero
Ter um corpo limpo e são
Ter a mente pura eu posso
E também o coração
Minha alma será pura
Para adorar a Deus
Pois somente a le devo
Dispensar louvores meus.
Sendo embaixador eu quero
Ser precioso a meu Jesus
Trabalhando na seara
Espalhando a sua luz
Cristo a mim é mui precioso
Sendo eu embaixador
Como conselheiro aceito
Guia, Rei e Salvador.
Tudo começou com uma reunião do Grupo de Ação Missionaria de nossa Igreja local, nesta reunião discutimos alguns assunto a qual veio a pauta a reestruturação dos ER o qual ja tinha se dado inicio alguns vezes mais nunca o trabalho seguia e parava por falta de apoio. mais apos esta reunião procuramos o nosso conselheiro do GAM para ver qual era a sua opinião sobre o assunto e ele deu todo o apoio e logo apos procuramos nosso Pr da Igreja que tambem nos apoior nesta missão e em seguinda procuramoS o coordenador da area da Mata Norte Irmão Dironildo para nos auxiliar neste longo projeto, ele veio algumas vezes nas reuniões dos Embaixadores como ate hoje tem sempre estado pronto a nos ajudar com este projeto de salvação de almas.
nossa primeira reunião começou com 13 Embaixadores a o qual deste 13 tem 12, mais este numero de Embaixadores Ja Dobrou e atualmente este numero tem crescido em nossos encontros que chega ater 30 meninos participando.
Ja passamos pelo primeiro Reconhecimento de Postos, que foi para o Posto de Arauto.
continuaremos nossa historia, pois esta so terá fim quando Cristo Jesus dos Ceús Voltar!!
Glórias a Deus por esse ministério.
ResponderExcluirFui Embaixador do Rei no ano de 1982.
1ª Igreja Batista em Pirituba - São Paulo - SP
Para sempre Embaixador do Rei, em nome de Jesus Cristo.